quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hoje é dia de São João!

Sinto saudades das festas juninas de minha infância...
Era tão bom...
Ia para o sítio onde meus avós moravam e meu avô preparava uma fogueira enorme! Nela assávamos muitas batatas doces. Tudo regado à música, comidas típicas, fogos e danças. O meu prato favorito era a canjica de milho verde preparada com todo o carinho pela minha avó. Mas também gosto muito daquela outra canjica de milho branco que no nordeste é conhecida como munguzá.
Era bom demais! Eu, meus irmãos e primos brincávamos muito. Foram tempos felizes.
Hoje é a festa junina da Marcela e a música que ela vai dançar é Axé.. Nada contra o ritmo baiano ( que gosto também), mas para mim, Festa Junina tem de ter forró.
Como são as Festas Juninas onde vocês vivem?






Festa de São João

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.
(....)

Este texto foi adaptado daqui.

Imagem da festa extraída daqui.

E daqui.



Marcadores: , ,

Commentários:
Eita tempo bom...eramos todos pequenos, a vizinha da frente tinha promeça de fazer terço de Sao Joao...entao a festa começava uma semana antes, todos ajudavam a fazer os doces, enfentitar o mascro, procurar lenha para a fogueira...Meu pai tocava violao e o dono da casa sanfona...Mas era bom, como era bom...e escrever tudo isso ouvindo esta musica foi danado de bom..
Bjs
Postado por Anonymous Meire : 25 de jun de 2009 06:20:00  
Ah, Sonia, nada como as festas juninas do nosso tempo!
E muitas delas no próprio bairro, na praça do bairro. Nunca me esqueço de uma ótima que tinha entre o Engenho Novo e Méier e que minha mãe adorava nos levar quando crianças.
Agora, nem cheiro de fogueira sente-se mais, por isso vou lá para a minha montanha fria para ver se sinto pelo menos o cheiro da lenha na lareira.
Saudades!
bjs cariocas.com
Postado por Blogger Beth/Lilás : 26 de jun de 2009 01:30:00  
É Sonia, temos mesmo que ter saudades de nossas festas juninas.
Hoje é tudo assim.
O Érick também vai dançar na escola dele, mas é o tal do country, nada de quadrilha.
Sei lá.
Um beijo querida.
Postado por Blogger Aninha Pontes : 26 de jun de 2009 17:35:00  

Postar um comentário