PROGRAMAÇÃO CULTURAL na cidade do Rio de Janeiro


Estava dando uma olhada na programação cultural aqui no Rio de Janeiro e há muitas exposições interessantes atualmente. O que é melhor, a maioria é de graça! Quem morar no RJ ou passar por aqui por estes meses, vejam algumas sugestões... A exposição sobre o Rio de Janeiro de Debret abrirá amanhã!
Casa França-Brasil
Exposição 'O teatro de Debret' é a maior sobre o pintor francês que melhor traduziu o Rio joanino.
Publicada em 22/03/2008 às 10h44m
RIO - Quando entrou na embarcação Calpe, de bandeira americana, rumo ao Brasil, em 1816, o pintor Jean-Baptiste Debret já era um homem de 48 anos. Abalado com a morte do filho único, Honoré, deixava para trás a mulher Sophie, de quem se separara recentemente, e seu passado de serviços prestados a Napoleão Bonaparte, o responsável direto pela vinda da Família Real para o Rio. Aqui chegando, logo conseguiu se aproximar da corte e tornar-se, provavelmente pelo seu desapego ao passado, o grande cronista visual de um tempo em que a cidade sofria uma grande transformação com a presença de Dom João VI, que aportara na cidade oito anos antes. A exposição "Os Museus Castro Maya apresentam o teatro de Debret", que entra em cartaz na próxima terça-feira, na Casa França-Brasil, e faz parte das comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao país, é a mais completa já realizada sobre o pintor e retrata justamente sua passagem por aqui.Se os raros documentos existentes sobre sua vida fazem dele um personagem enigmático, suas aquarelas e seus óleos são os grandes e quase únicos documentos fiéis das mudanças culturais, dos aspectos físicos da população e dos costumes desse agitado período em que a cidade viu sua população crescer de 50 mil habitantes, em 1808, para 110 mil em 1817. O Rio cresceu em direção a novos bairros que antes não passavam de lugarejos remotos como Catumbi, Mata Cavalos (a atual Lapa), Mata Porcos (Estácio), Catete, Flamengo e Botafogo.
A exposição sobre Debret apresenta 511 obras, sendo 306 aquarelas pertencentes aos Museus Castro Maya; 151 litografias do livro "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil", do acervo da biblioteca de Guita e José Mindlin; cinco óleos dos acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Imperial de Petrópolis, da Itaú Cultural e de coleções particulares; desenhos do artista português Henrique Jose da Silva, diretor da Academia de Belas Artes e inimigo dos franceses, sobretudo de Debret, do Acervo Escola de Belas Artes da UFRJ; entre outras preciosidades.
Casa França-BrasilTerça a Domingo, de 10 às 20 horas
Rua Visconde de Itaborai, 78, Centro
Entrada Franca
http://www.fcfb.rj.gov.br
( fonte:http://oglobo.globo.com/)
Mais exposições:
SERTÃO CONTEMPORÂNEO. Fotografias de Brigida Baltar, Efrain Almeida, José Rufino e Rosângela Rennó compõem essa coletiva, elaborada nos moldes das expedições artísticas e científicas de dois séculos atrás. Com curadoria de Marcelo Campos, a mostra apresenta quatro diários de viagens através dos sertões, com registros sob o ponto de vista contemporâneo. Brígida mapeou o Vale do Cariri, entre o Ceará e Pernambuco; Efrain circulou do litoral do Rio Grande do Norte até o sertão de Mossoró; Rufino atravessou o estado da Paraíba, da costa ao sertão de Cajazeiras; e Rosângela Rennó realizou uma viagem de gabinete, trabalhando com registros dos sertões de Minas e São Paulo realizados pelos fotógrafos Léo Drumond, João Castilho, Joel Silva e Odilon Comodaro. Caixa Cultural (Galeria 2). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro,
RUGENDAS, UM OLHAR INAUGURAL. Pintor e desenhista alemão, Johann Moritz Rugendas (1802-1858) esteve no Brasil em 1821, contratado pela expedição científica do barão de Langsdorff para registrar paisagens, costumes, habitantes das cidades e índios. Parte desse material foi reunida no livro Voyage Pittoresque Dans le Brésil (Viagem Pitoresca Através do Brasil), editado pela primeira vez em 1835, em Paris. Nesta mostra estão cinqüenta litografias extraídas da publicação, como Índios em Acampamento, Casal de Negros em uma Plantação e Capitão-do-Mato. Através de projeções dessas mesmas obras, em grande escala, é possível perceber a riqueza dos detalhes dos registros. Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro,
3212-2550, Metrô Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 28.
OS TRÓPICOS VISÕES A PARTIR DO CENTRO DO GLOBO. Trata-se de uma instigante volta ao mundo através de 130 antiguidades, ao lado de 87 pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, vídeos e instalações. Relíquias, trazidas do conceituado Museu Etnológico de Berlim, e invenções de 23 artistas contemporâneos dividem espaço para representar culturas díspares de países na África, na Ásia, nas Américas e na Oceania, na faixa entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020, Metrô Uruguaiana.
Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 4 de maio.
RIO DE JANEIRO, CAPITAL DE PORTUGAL. Calcada nas comemorações pelos dois séculos da chegada da família real, essa mostra tem enfoque no impacto da vinda de dom João e sua corte na transformação dos costumes, na economia, na moda, na culinária e no urbanismo da cidade no começo do século XIX. Além de gravuras de Debret, o acervo iconográfico oferece um toque de bom humor, exibindo, por exemplo, uma série de retratos de dom João e Carlota Joaquina que, retocados a pedido dos clientes, resultam em uma galeria de personagens embelezados. Ao fim do percurso o visitante poderá levar duas receitas de 200 anos criadas por Lucas Rigaud, que foi cozinheiro de dona Maria, a Louca. Arte Sesc. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, 3138-1343, Metrô Flamengo.
Terça a sábado, 12h às 20h; domingo, 11h às 17h. Grátis. Até 5 de maio.
FOTOGRAFIA:
FAMÍLIA FERREZ: NOVAS REVELAÇÕES. Antigas paisagens cariocas e do interior do estado fluminense estão entre os 396 registros inéditos feitos por três gerações dos Ferrer entre 1912 e 1958: Marc (1843-1923), seus filhos Luciano (1884-1955) e Júlio (1881-1946) e o neto Gilberto (1908-2000). Nas paredes de quatro salas do 2º andar do CCBB estão 170 ampliações. As 226 imagens restantes foram distribuídas em dez álbuns que podem ser manuseados. Além de retratos na França, Suíça e Senegal e dos estados da Bahia, Minas, Goiás, Pernambuco e Acre, a estrela da mostra é a sala com trinta fotografias que documentam o desmonte do Morro do Castelo. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,
O RIO DE JANEIRO DE AUGUSTO MALTA NO ACERVO DO INSTITUTO MOREIRA SALLES. Autor da mais importante documentação fotográfica existente sobre o Rio, feita nas três primeiras décadas do século XX, Augusto Malta (1864-1957) foi contratado pelo prefeito Pereira Passos em 1903. Nessa mostra estão cinqüenta imagens e uma projeção multimídia com registros como os da construção da Avenida Central (atual Rio Branco), da Exposição Nacional de 1908, da Exposição do Centenário da Independência de 1922 e de festas populares, como o Carnaval. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,
Marcadores: comemoração, Debret, exposições, Família Real Portuguesa, Fotografia, Programação Cultural, Rio de Janeiro
Mas agora estou aqui para te fazer um convite...
Desculpa o recado assim mas creio que você vai entender...
Viemos aqui para te convidar para uma blogagem coletiva com o titulo:
O que voce pode fazer para acabar com o analfabetismo no Brasil?
Que acontecerá no proximo dia 18 de abril, dia nacional do livro.
O post convocatoria voce pode ler no blog da Georgia (http://saia-justa-georgia.blogspot.com/) e no blog da Meiroca (www.meiroca.com).
Caso voce tenha algo a dizer a respeito, deixe um comentario no blog da Georgia ou da Meiroca, para que possamos te incluir.
Participe e divulgue em seu blog.
Georgia e Meire
Postado por
Realmente, exposições que, no meu entender, são imperdíveis, pelo menos para quem está próximo delas.
Gostaria de vê-las, todas, mas não sei se terei oportunidade.
Postado por
Neste ano de comemoração da vinda da familia real para o Brasil, o país está cheio de exposições ótimas.
Moro em São Paulo e espero que algumas delas venham para cá. A exposição de Darwin já esteve aqui mas não tive a oportunidade de ir.
Aproveite.
Bjs.
Elvira
Postado por
Ficarei mais um tanto por aqui para me atualizar.
Dias Felizes e que sua pascoa tenha sido maravilhosa
SEMPRE ENTRO EM SEU BLOG PELO D\ MEIROCA , POIS VC COLOCA O LINK COM ALGUMA COISA QUE NAO ABRO...KKK
Postado por
Desculpe só estar passando por aqui agora.
Como foi sua Páscoa?
A minha foi boa, passei com a família.
Ontem eu fui buscar uma encomenda minha que eu fiz lá no blog da Denise do Sindrome de Estocolmo e conheci o marido dela o Ted.
Ele veio a São Paulo na segunda e terça e hoje ia viajar para outros Estados.
É muito bom conhecer os amigos virtuais.
E eu já me sinto sua amiga.
Adorei a dica da exposição do Sertão Contemporâneo.
Beijos
Alê
Postado por
Beijos.
Postado por
Postar um comentário