sexta-feira, 21 de março de 2008

Via Sacra


Católicos celebram Paixão de Cristo nesta sexta-feira



Conhecido como o dia em que se celebra a morte de Jesus Cristo, a Sexta-Feira da Paixão, não é, para os católicos, um dia de luto. Segundo o padre Carlos Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o único dia no ano em que não se celebram missas retoma a paixão e a livre entrega de Jesus.

Os ritos centrais dessa tradição são a proclamação do evangelho da paixão e a adoração da cruz. “Essa celebração tem um evangelho bastante longo, que conta toda a história dos últimos momentos de Jesus, com interação da comunidade nas falas do evangelho. Depois disso, os fiéis têm a oportunidade de adorar pessoalmente a cruz de Cristo, ato que pode ser feito com um beijo, um toque ou mesmo uma inclinação”, explica Haas.

Haas destaca que, mesmo com as celebrações, o dia é de reflexão, silêncio e oração. Ele diz ainda que não adianta respeitar parcialmente o jejum e a abstinência. “Neste dia, os católicos não devem comer carne. Vamos deixar para festejar no dia da ressurreição e aproveitar para repartir o que deixarmos de comer”, diz. No entano, o padre explica que o jejum e a abstinência podem ser substituídos por uma obra de caridade.
Na maioria das comunidades do país, geralmente na noite de Sexta Feira Santa, é representada a chamada Via Sacra. Segundo Haas, esse “caminho sagrado” percorre teatralmente o trajeto percorrido por Jesus de Jerusalém ao calvário.

Em em Nova Jerusalém, em Pernambuco, onde é realizada uma popular montagem da Via Sacra, a celebração teatral conta com Thiago Lacerda no papel de Jesus Cristo (foto) e a Miss Brasil Natália Guimarães como Maria Madalena.

Em Brasília, a celebração acontece em Planaltina, às 15h e, segundo Haas, costuma reunir milhares de pessoas. Em Porto Alegre, também no período da tarde, a representação acontece no Morro da Cruz. “São festas muito grandes espalhadas pelo país e as representações atraem até mesmo pessoas que não são católicas. É plasticamente muito bonito e uma forma mais envolvente de contar essa bela história”, diz.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil

Update: Encontrei um site bem explicativo sobre a Via Sacra. Como estamos nesta vida também para aprendermos e ensinarmos, eis o texto a quem interessar:
A VIA SACRA: QUE É? COMO TEVE ORIGEM?

Em síntese: O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. ( o texto continua aqui).

Marcadores: , , ,

Commentários:
Lembro de quando era criança e via a encenação da morte de Cristo na cruz. Era emocionante e ao mesmo tempo engraçado. As encenações eram feitas por crianças e poucos adultos. Os erros eram realmente engraçados.
Na minha cidade, o Cristo era articulado, não parecia uma escultura e quando o tiravam da cruz, ele era mexido como um ser humano. Era muito real!
Passei a ter muito respeito a partir do momento que passei a entender as mensagens e citações. Minha mãe sempre as repetiam, veja essa: "Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. (João 14:24-30)
Uma pena que os rituais estejam acabando. Mas a reafirmação da fé, continua a renovar as nossas esperanças. Boa páscoa!
Postado por Blogger luma : 21 de mar de 2008 12:38:00  
UAU!! Desculpe o tamanho do comentário. Realmente me empolguei!!
Postado por Blogger luma : 21 de mar de 2008 12:38:00  
Boa Páscoa querida
Beijocas
Postado por Blogger Cristiane Fetter : 21 de mar de 2008 23:06:00  
Sonia,

Estou passando para lhe desejar uma feliz Páscoa.

Bjs.
Elvira
Postado por OpenID evipensieri : 21 de mar de 2008 23:34:00  

Postar um comentário