segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COP15 Copenhagen

Começa hoje!!!

'Copenhague é aqui'

Publicada em 04/12/2009 às 12h49m, por um leitor

Faltam poucos dias para a COP-15, um novo encontro de 192 países para a apresentação de intenções de diminuição das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Lula, após muita pressão interna e externa, adotou metas significativas, que agora, devido à ação de Marina Silva, estão sendo colocadas na lei. Outros líderes mundiais também se comprometem a se colocar à frente na luta contra o aquecimento global.

Pouco, porém, será melhorado caso os Estados Unidos e a China não apresentem metas mais ousadas do que as que já mostraram. Para países que, juntos, são responsáveis por 50% das emissões de gases do mundo, uma diminuição de 17% das mesmas em relação a 2005, no caso dos Estados Unidos, representaria uma redução mínima em relação ao que poderia ser feito. A China nem ao menos prometeu diminuir as emissões, mas apenas reduzir a intensidade com que vêm aumentando.

Muitas organizações já se mobilizaram para pressionar esses e outros países a adotar metas mais ousadas. Podemos destacar entre elas a campanha "Tic Tac Tic Tac", cujo desempenho nas manifestações e busca por assinaturas tem sido surpreendente. É aconselhável que todos que se preocupam com o clima assine também no abaixo assinado no site www.tictactictac.org.br.

É preciso que todos nós, brasileiros, acompanhemos o evento e fiscalizemos nossos representantes que lá estarão. Muitos políticos estarão presentes e poderemos observar a honestidade de todos ao compararmos o que prometeram fazer e o que realmente farão. Da mesma forma, uma vez terminada a COP-15, não podemos deixar de cobrar de qualquer um que esteja na Presidência do país nos anos seguintes o cumprimento das metas apresentadas na semana que vêm.

É de importância fundamental que todos nos preocupemos com o clima. Enquanto não nos preocuparmos com as emissões e permanecermos na ganância e o conformismo, estaremos perdendo nossas últimas oportunidades de evitar a degradação do planeta Terra, comprometendo, assim, a vida de nossos filhos e netos.

Este artigo foi extraído daqui.

Marcadores: ,

Commentários:
Pois é, por aqui nao se fala em outra coisa. As TVs toda hora fazendo algum foco sobre o local.

Espero e quero crer que depois dessa semana a atitude do mundo mude.

Um bjao
Postado por Blogger Georgia : 7 de dez de 2009 08:10:00  
Soninha,
A notícia que Georgia nos traz da Europa é alentadora, pois a pressão está aumentando em todo o mundo e os países que ora em diante não se comprometerem verdadeiramente serão vistos como vilões, como os responsáveis pela situação drástica do planeta em diversas esferas.
Acho que muita coisa irá mudar a partir de Kopenhagen e o mundo irá caminhar com mais responsabilidade em todas as profissões.
Oxalá rapidamente isso vire uma enorme tempestade!

bjs cariocas
Postado por Blogger Beth/Lilás : 7 de dez de 2009 13:20:00  
Beth,
Eu também tenho esperanças!
Beijos,
Postado por Blogger Sonia H. : 7 de dez de 2009 20:55:00  

Postar um comentário