sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente


Vejam a programação do que será feito amanhã em algumas escolas estaduais do RJ em homenagem ao dia mundial do meio ambiente!


Consciência também se aprende na escola

Por Fernanda Valles

Os colégios da rede estadual do Rio de Janeiro estão se preparando para organizar diversas atividades para comemorar com consciência, neste cinco de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Colégio Estadual Antonio Houaiss haverá a capacitação de voluntários durante a semana sobre o tema microlixo. Este tipo de dejeto, que na maior parte das vezes não chega às latas de lixo, como chicletes, pontas de lápis, pequenos pedaços de papel etc. serão identificados ao longo do Dia Mundial do Meio Ambiente no colégio. Ao final da atividade, as turmas receberão orientações sobre desperdício e reciclagem.

O Ciep Sebastião de Mello será palco da peça “A bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado, com texto adaptado para a conservação do meio ambiente. Nesta nova versão, a personagem principal acaba convencendo aos bruxos que destroem a floresta a mudarem de ideia. O colégio também aproveitará a data para iniciar uma horta, onde cada turma ficará responsável por um canteiro. Além disso, quem aparecer por lá, ganhará uma muda para plantar em casa.

Os alunos e professores do Colégio Professor Murilo Braga, em São João de Meriti, realizarão um abraço simbólico no Rio Pavuna-Meriti e o plantio de uma árvore de pau-brasil no entorno das margens, onde normalmente a população menos consciente deposita lixo. É o segundo ano que o colégio realiza esta ação, que envolverá ainda a confecção de cartazes e apresentação da banda da escola. No Colégio Estadual Jardim Meriti, localizado no mesmo município, acontecerá um passeio no Parque Lage, bairro do Jardim Botânico, pela manhã, e a tarde uma visita guiada às obras do Teatro Municipal.

Em Barra do Piraí haverá uma passeata ecológica no bairro do Carvão, onde se localiza a Escola Estadual Dr. Álvaro Rocha. Os alunos se organizarão em pelotões representando temas relacionados ao Meio Ambiente, levando faixas e cartazes. Haverá ainda uma panfletagem no centro da cidade, realizada por um grupo de alunos do 6º. ao 9º ano fundamental, com material informativo sobre poluição das águas, cuidados com o lixo, consumo de energia e combate à dengue.

O Colégio Estadual Dom Hélder Câmara, no Engenho de Dentro, fez uma parceria com a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e promoverá a palestra “Projeto Papo Cabeça”, que trabalha a conscientização dos jovens a respeito da gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e diversidade sexual.

Em Campos dos Goytacazes, a Escola Estadual Dom Otaviano de Albuquerque apresentará o poesias, danças folclóricas, passeata ecológica e distribuição de mudas de mata nativa, entre outras atividades. Em Santo Antonio de Pádua, o Colégio Estadual Dr. Leonel Homem da Costa apresentará o projeto “Leonel em Ação: tecendo o futuro com urgência!”, com atividades de música, dança, teatro, palestras, entre outras.

O Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, promoverá uma semana dedicada ao meio ambiente. No dia cinco, os alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente e Ensino Médio terão atividades como rappel, oficina de grafite e palestra de primeiros socorros. A Escola Estadual de Educação Especial Favo de Mel, em Quintino, desenvolverá os “Trabalhos do Núcleo Pedagógico Bem Viver”, com exposição de trabalhos, dança e teatro.

Notícia extraída daqui.



Marcadores: , ,

Commentários:
Oi querida, pois é eu vou postar na segunda sobre o dia do Oceano.

Um lindo final de semana pra vcs.

Bjus
Postado por Blogger Georgia : 5 de jun de 2009 08:58:00  
Sônia, eu nem sabia que havia um dia para o meio ambiente. Seu blog me trouxe explicações sobre Pentecostes, de valia, pois, eu não sabia o significado e sobre o meio ambiente. Para mim, valeu e muito. Bjkªsssssssssss Elza
Postado por Blogger Blog do Beagle : 6 de jun de 2009 23:05:00  

Postar um comentário