sexta-feira, 10 de abril de 2009

SOS Natureza!!!!!!! Alô alô Marciano, aqui quem fala é da Terra...........

Madeireiros ameaçam a reserva natural da Pedra Talhada, entre Pernambuco e Alagoas.


RECIFE - Um crime ambiental é cometido há mais de 20 anos no silêncio e na escuridão da noite entre os estados de Pernambuco e Alagoas. A golpes de machado, madeireiros derrubam uma floresta insubstituível, única no mundo. A reserva biológica de Pedra Talhada é o último santuário da orquídea Cattleya Labiata no país, considerada a rainha das orquídeas pelo tamanho, forma e perfume. Se o pouco que restou da mata desaparecer, a orquídea também desaparecerá.

A reserva, criada há 20 anos, também é o refúgio de 11 espécies de aves ameaçadas de extinção e abriga 200 nascentes que abastecem 100 mil moradores de cinco cidades da região. São tesouros tão valiosos pra o meio ambiente que justificam a proteção da lei. Mas, na prática, a mata continua vulnerável e vítima da cobiça de madeireiros e da falta de consciência das autoridades e moradores locais.

Hoje todo o transporte de madeira retirada da reserva é feito com carros de boi. Mas clareiras estão sendo abertas para a passagem de caminhões. Há diversas entradas e saídas clandestinas no local. As árvores mais nobres são marcadas, para depois serem cortadas.

Estudos feitos pelos ambientalistas comparando imagens de satélite mostram que, em 25 anos, 40% da reserva biológica foram derrubados - um prejuízo inestimável. O fragmento mais emblemático da mata, numa região de altitude, a 600 metros de altura, é um exemplar único de uma floresta atlântica nordestina que hoje está reduzido a 3% do que era em Pernambuco.

Oficialmente, a reserva conta com três funcionários do Ibama, mas dois ficam na sede em Quebrangulo (AL) e apenas um trabalha na fiscalização da mata. É um esforço solitário e insuficiente. O chefe da reserva, Helaelson de Almeida, já foi ameaçado por madeireiros e se sente incapaz de combater a caça aos animais silvestres.

O posto avançado na mata está com o telefone cortado por falta de pagamento. Não há dinheiro para o combustível dos carros. O estado de penúria é um contraste com a importância da reserva para o meio ambiente.

Notícia extraída de: http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/04/10/madeireiros-ameacam-reserva-natural-da-pedra-talhada-entre-pernambuco-alagoas-755225282.asp

Marcadores: , ,

Commentários:
Ai, meu Deus!
É dose ver este assassinato a cada dia neste país tão ignorante ainda!
Nesta minha visita a NY, entrei na Macys, loja imensa de departamentos e famosa na América, uma destas lojas, talvez a central, estava tota, toda, enfeitada com flores tropicais como as nossas orquídeas. Era uma riqueza de decoração, nunca vi nada igual e eles ainda dizem que estão em crise.
Fico imaginando por quanto compraram todas aquelas milhares e milhares de flores e de qual país?!
Tá tudo muito errado na ordem mundial e vejo que a cada dia mais difícil para entrarmos numa lógica.

Estou de volta e vou começar a ler tudo que as amigas escreveram nestas duas última semanas.
Obrigada pela visita de sempre lá no meu pedaço, saiba que fizeram-me companhia nestes dias lá na América.
Amei!
Postado por Blogger Beth/Lilás : 13 de abr de 2009 16:48:00  

Postar um comentário