segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cajá-manga e as minhas memórias de infância



Semana passada fui fazer compras no supermercado e ao chegar na parte das frutas, tive uma grata surpresa: encontrei cajá-manga! Fazia muito tempo que eu não comia cajá e como num filme, minha mente viajou por um tempo de menina que teve uma infância rica em experiências, cheiros, artes e sabores. No Rio de hoje, quase não se come fruto do pé e eu refiro-me à vida na cidade grande, claro. Lembrei do pé de cajá do quintal dos meus avós e onde todos nós brincávamos. Comer aqueles cajás foi como reviver a minha infância. Sinceramente não sei o motivo de não mais encontrar o cajá com facilidade - mas é verdade que não tenho visto mais pés de cajá-manga como antigamente, assim como não encontro muitos pés de amoras por aí. Esta era uma outra fruta que comíamos do pé. Um mel!
Depois pensei numa outra lembrança relacionada ao pé de cajá da minha infância. Eu que era uma arteira de primeira, havia colhido alguns cajás do pé. Só que lembro-me bem, estavam todos muito verdes e na época minha mãe não deixava-nos cortar as frutas sozinhos, já que podíamos nos cortar. Eu não sei qual era a minha idade, mas talvez não mais do que 7 anos... Bem, como eu queria por que queria comer aquele cajá, o que eu fiz?
Peguei uma faca pequenina na cozinha de minha casa e fui me aventurar a descascá-lo.... e o resultado foi que a faca em vez de cortar o cajá, foi direto entre os meus dedos polegar e indicador, causando um grande estrago... eu naturalmente chorei muito, apavorada com a quantidade de sangue... e minha mãe mais uma vez foi correndo comigo para hospital... Resultado: alguns pontos para costurar o estrago....
Aquele cajá estava mesmo verde.... mas estes que comprei estavam MA-RA-VI-LHO-SOS. Engraçado que uma moça que passava por perto teve uma reação muito saudosista e semelhante a minha e começou a me contar histórias da infância dela associadas ao cajá. Que ela subia na árvore da vizinha escondida para pegar os cajás...
imagens extraídas daqui e daqui.

Marcadores: , ,

Commentários:
em port de internet: mimata

adoro, tenho estórias da minha infancia tb

bj
Postado por Blogger Marcia H : 7 de abr de 2009 16:24:00  
Sonia, eu sou caipira do asfalto e nem sei o que é cajá!!!!!!!! Amei seu post. Bjkª. Elza
Postado por Blogger Blog do Beagle : 8 de abr de 2009 12:17:00  
Eu tb adoro caja. Tenhos boas lembrancas da infancia tb. Lembro q eu queria uma boneca mas nao tinhamos dinheiro pra comprar. Dai tirei muita cajá, vendi tudo e com o dinheiro, minha tia q ia viajar pra Espanha, comprou pra mim uma boneca. Quase morro de alegria. Boa páscoa. Bj
Postado por Blogger Celia : 9 de abr de 2009 15:55:00  

Postar um comentário