quarta-feira, 25 de março de 2009

Rio Antigo

'Conversando com a Beth' através deste blog, comentamos com nostalgia sobre como era tranqüilo viver no Rio de Janeiro de nossa juventude. O Rio de minha infância então, nem se fala... Como era bom!! Os vizinhos nas calçadas, naquelas noites quentes e que não eram tão quentes como as noites de hoje... A tranqüilidade de poder brincar nas calçadas à noite ou qualquer hora do dia sem pressa, sem medo de assalto, sem o fantasma dos tiros e balas perdidas que tanto nos assustam e nos fazem reféns do medo nos dias de hoje.
Daí pensei naquela música poética do Chico Anísio e Nonato Buzar interpretada pela linda voz da Alcione. Não sou do tempo dos bondes nem do programa de calouros do Ari Barroso - mas este Rio do qual a música exalta é o Rio que ecoava em nossas vidas - o Rio da beleza, da calmaria, dos amigos e vizinhos nas ruas. O Rio da paz e do amor.
Perdoe-me tanta nostalgia. Sou nostálgica mesmo, eu admito. Sei que o mundo está em constante transformação, mas sempre que penso em mudanças, penso em mudar para melhor, não para o pior....
Quem gostaria de ver sua cidade natal num estado de sítio disfarçado de problemas passageiros que já duram décadas? Fico triste com o jogo político sujo que assola minha cidade, uma polícia na qual não confiamos.
Mas por incrível que possa parecer, não perco as esperanças não.
Entretanto, sinto muita tristeza de ver o nosso Rio de Janeiro
se transformando em lodo.
Enquanto isso, prefiro pensar no Rio Antigo do qual muito me orgulho.

Marcadores: ,

Commentários:
Ah, Sonia!
Assim eu choro!
Nós, verdadeiros cariocas, diferentes dos que estão por por aí, gente sem amor e consideração pela cidade, sentimos uma saudade enorme que dá até dor no coração, principalmente ao ver estas imagens e a lembrança de tanta coisa boa e copiada pelo Brasil todo.
Me vi numa daquelas crianças sentadas e arrumadinhas no meio fio, numa tarde ensolarada, brincando na rua, sem medo de nada, correndo solta e feliz por saber que morava numa cidade linda e admirada.
Peraí, vou ali chorar!
bjs cariocas de verdade
Postado por Blogger Beth/Lilás : 26 de mar de 2009 01:44:00  
Poxa, da' saudade mesmo, e ao ouvir esta musica fiquei arrepiada...Era um tempo muito bom.

Bjs

Meire
Postado por Anonymous Meire : 26 de mar de 2009 05:50:00  
Oi, Sonia!
Acho que essa mudança é geral. Muita gente com quem falo tem essa mesma sensação de que o mundo tem mudado para pior em termos de violência. Eu mesma, que vivia em casa de quintal e brincava com as crianças do bairro, hoje vivo trancada num apartamento com porteiro e câmera por todos os lados. Meio desolador isso, né...
Postado por Blogger Celia Rodrigues : 28 de mar de 2009 17:09:00  

Postar um comentário