sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Adoção - Sugestões de Livros

Quando estava 'grávida' da minha filha no coração, toda informação que eu podia buscar sobre o assunto era benvinda, lendo livros, participando de palestras, grupos de apoio reais e virtuais. E assim, eu e meu marido conhecemos pessoas que compartilhavam de dúvidas e inquietações semelhantes, além daquela natural ansiedade da espera.
Por isso, filmes, blogs,
sites, livros e naturalmente as pessoas pelas quais passaram e passam por experiências parecidas são sempre importantes neste contexto para que possamos nos informar e ao mesmo tempo termos uma base de apoio sobre sobre tudo que envolve a adoção, os contratempos e as grandes alegrias.
Hoje quero dedicar esta postagem aos livros. Existe uma bibliografia vasta sobre o assunto e a psicóloga Lídia Weber é uma grande estudiosa do assunto e possui vários livros publicados sobre adoção que combinam a teoria e a prática clínica. Descobri este da foto também escrito por ela, porém direcionado às crianças: "O filho por adoção". Neste livro a autora contribui para desvendar os mitos e preconceitos da adoção mostrando a importância do protagonismo da criança neste processo. Este eu não conhecia. Da Doutora Lídia, já li " Os Aspectos Psicológicos da Adoção", da editora Juruá.

Mas o livro favorito da Marcela é da Jamie Lee Curtis e chama-se: "Conta de novo a
história da noite em que eu nasci", da editora Salamandra/Moderna. É muito lindinho e Marcela nunca se cansa de ouvir esta história pois com certeza ela se reconhece nele positivamente. Este eu conheço e recomendo! Existem muitos outros títulos, tanto para o público adulto quanto para o público infantil. No blog Adoção tardia e em tantos outros, sempre há uma sugestão de bibliografia pertinente ao tema.

Marcadores: , ,

Commentários:
Muito interessante a estoria da sua filha do coracao. A minha "gestacao" foi sofrida mas com um final feliz.
Eu já vi tambem bons livros sobre adocao. Sao ótimos. Tenha um bom fim de semana. Bj
Postado por Blogger Celia : 14 de nov de 2008 19:05:00  
Sonia, nao quer responder sobre este livro preferido da Marcela lá no que elas estao lendo?

Vou ver se existe em alemao para as criancas.

Grande beijo e obrigada
Postado por Blogger Georgia Aegerter : 16 de nov de 2008 00:29:00  
Oi Sonia.

Não conhecia esses livros. Achei bem legais ...

Bjs.
Elvira
Postado por OpenID evipensieri : 20 de nov de 2008 15:57:00  

Postar um comentário