segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Machado de Assis no Rio do século XXI

Hoje, dia 29 de setembro de 2008 marca o Centenário de morte de Machado de Assis. Que seus livros sejam também lidos e apreciados pelos mais jovens.

VIVA MACHADO DE ASSIS!

A idéia do vídeo é muito interessante. Como será que o Machado ia se sentir se voltasse ao Rio de Janeiro de hoje e caminhasse pela Rua do Ouvidor e arredores e visse o desrespeito dos nossos políticos com a cidade e com o povo, o que sentiria se vivenciasse toda a violência da qual hoje somos reféns. Ah, Machado, aquele teu Rio de Janeiro bonito por natureza tem sofrido muito. Se você soubesse....


Marcadores: , ,

Commentários:
Serah que os livros dele ainda sao indicado nas escolas como na nossa epoca?

Bjs
Postado por Anonymous Meire : 29 de set de 2008 07:22:00  
Ainda bem que ele não está sabendo de nada. Seria traumático.
Ótima semaninha!
Postado por Blogger Celia Rodrigues : 29 de set de 2008 15:14:00  
Querida Sonia,
Nem precisei ver o díveo inteiro para imaginar o que ele encontraria (estava muito lento para abrir).
Sei bem o que ele encontraria, pois meu marido e eu, que nem somos tão velhos assim, mas que vimos um dia um Rio bonito, cuidado e capital da alma intelectual do país, sabemos a quantas anda o centro desta cidade, esquecida completamente pelo Poder Público.m Ruas imundas, cheiro de urina e fezes pela manhã quando as pessoas chegam no trabalho, tendo que desviar-se dos moradores de rua que além de ali dormirem, usam as frentes das lojas, famosas como a própria Confeitaria Colombo mostrada no vídeo, como banheiro ao ar livre.
Meu marido diz que tem até pena das mulheres, em cima de seus saltos altos, às vezes tão caros, driblando calçadas sujas ou buracos com água fedorenta das chuvas ou dos dejetos destes que parecem almas penadas, coitados, abandonados nas ruas do Rio.

Rio este que podemos comparar hoje com qualquer cidade da África, tal a pobreza e desmazelo da prefeitura.

Só cuidam da orla, da Barra e dentro dos condomínios de luxo. O resto é o que vemos e assistimos todos os dias no noticiário.

Estou muito triste com o que vejo e, como não consigo viver presenciando tanta injustiça ao meu redor, penso em breve mudar-me para longe, ainda não sei onde, mas é o meu maior sonho atualmente. Pode até ser um interiorzão, mas ficar aqui, envelhecer numa cidade assim, sem controle, sem lei, sem segurança, sem educação... sinceramente, não dá mais.

Desculpa aí o desabafo, mas estou muito triste com tudo isso.
beijos
Postado por Blogger Lilás/Beth : 29 de set de 2008 20:07:00  
Querida Beth,
Entendo perfeitamente o teu desabafo pois vivencio muito do que você narrou.
Fico impressionada, triste com o descaso. E ninguém reage.
O que nós tornamos, fico eu pensando? Vejo outros povos vizinhos indo para as ruas lutarem por seus direitos. Mas nós somos um povo muito passivo.
O ditado mesmo diz que uma andorinha só não faz verão, não é.
Uma cidade tão abençoada pela natureza. Aqui poderia ser um verdadeiro paraíso na terra. Mas vivemos no meio do caos. Não sabemos se voltamos vivos para casa e ainda temos de conviver com as ruas fétidas, lixo espalhado. Eu adoro o centro do RJ mas sinceramente passear por lá nos fins de semana não é seguro.
Este é um assunto que não tem começo nem fim....
Beijos,
Postado por Blogger Sonia H. : 29 de set de 2008 20:35:00  
Sonia, voltando e chegando aqui e lendo esse post maravilhoso sobre Machado de Assis e o video, eu já o conhecia.

Concordo com a Beth, acredito que Machado teria um choque ao ver o Rio como ficou ou talvez nao, sei lá, talvez ele já imaginava que ficaria algo assim.

Grande texto e ótima lembranca.

Grande beijo
Postado por Blogger Georgia : 30 de set de 2008 02:49:00  

Postar um comentário