terça-feira, 1 de julho de 2008

Saúde em crise

Hoje pela manhã ouvi no rádio o relato comovente de uma moça de 23 anos que está na fila de transplante de fígado. É a segunda ou terceira da fila, só que o Hospital Universitário do Fundão no RJ que era referência nacional até pouco tempo em transplantes, passa por uma enorme crise, por isso, as cirurgias estão suspensas há dois meses. Nestes dois meses, disse a moça, 5 pacientes já morreram por que não agüentaram esperar. O hospital não faz mais exames simples como de sangue, faltam os materiais mais básicos, linha, algodão, etc........................
Esta situação é revoltante quando pensamos no montante que pagamos de impostos. QUE PAÍS É ESSE? Quase que diariamente saem manchetes nos jornais enaltecendo que o Brasíl possui uma reserva de mais de 200 bilhões de dólares, que o Brasil descobriu mais e mais poços de petróleo, que o Brasil quer sediar uma Olimpíada, que o Brasil é pioneiro na produção de álcool, biodiesel, que o Brasil isso, que o Brasil aquilo.........
Mas e nós brasileiros? E a saúde do Brasil? E a educação de qualidade para os brasileiros? E o saneamento básico dos brasileiros? E a despoluição dos nossos rios, lagoas e baías? ESTA OMISSÃO Ë UM ABSURDO!
Aqui no Rio de Janeiro, os hospitais universitários costumavam ser referências em termos de atendimento. Mas de uns anos para cá, a situação virou de cabeça para baixo. Gente, que tipo de médico está sendo formado se não há material para trabalhar, se não há pacientes para atender? Sinceramente, este tipo de situação muito me angustia pois nós cumprimos com a nossa parte, mas os governos não. Usam agora palavras 'bonitas' como 'gestão' - 'é problema de gestão', bla bla bla. Mas enquanto isso, seres humanos que estão lutando pela vida estão perdendo esta batalha. CADÊ O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS? EXISTE VERBA? CADÊ, CADÊ?????.
A medicina avança cada vez mais, porém o homem governante do Brasil está cada vez mais retrógrado. Perdoe-me o desabafo, mas este tipo de injustiça me revolta sempre.
Leia aqui para se inteirar sobre esta crise, ou aqui.

Fonte da fotos:http://dceuem.blogspot.com/2008/05/estudantes-professores-e-residentes.html

Marcadores: , ,

Commentários:
Oi Sonia
A tua revolta é tambem a minha.
A saúde é mais um serviço falido em todo Brasil.
Veja o caso dos 20 bebês mortos em apenas uma semana em um hospital de Belém. Aqui em Macapá houve um caso parecido, foram 15 recem nascidos mortos na martenidade em apenas 12 dias.
Depois do primeiro impacto, tudo caiu no esquecimento.
Infelizmente, esse é o Brasil que tanto o Presidente exalta.
Bjs
Postado por Anonymous Bete : 1 de jul de 2008 20:27:00  
Querida Sonia,
Também sinto essa mesma revolta, pois não consigo entender para onde vão nossos impostos.
E quanto a este governo que proclama aos sete ventos tudo o que vai fazer, inclusive usa muito o termo "pedra fundamental" para chamar a atenção da mídia para alguma pseudo-grande-obra que um dia, quem sabe, irá sair.
Enquanto isso, pessoas morrem num país que quer ser de primeiro mundo, copia inúmeras coisas dos mais desenvolvidos, mas não se empenha em copiar aquilo que realmente pode ajudar a tão sofrida população brasileira.
Os dois primeiros itens básicos para se ter um povo feliz e produtivo seriam: Saúde e Educação, mas, talvez isso fique para o tal "Brasil - o país do futuro!" que a gente ouvia muito quando era criancinha. Só que esse futuro chegou e nada mudou.
Ufa! Falei demais, mas este assunto também me deixa irada.
beijão
Postado por Blogger Lilás : 1 de jul de 2008 23:24:00  
Ah, e esqueci de dizer que enquanto isso o nosso querido governador Sérgio Cabral só vive viajando, chegando, inclusive, a constranger seus co-religionários.
Uns safados que só pensam no próprio umbigo. Falam, falam e nada fazem.
Postado por Blogger Lilás : 1 de jul de 2008 23:26:00  
Pois é Sonia.

Isoo é porque é um hospital universitário que geralmente tem uma boa qualidade.

Imagine então o resto. Dé até medo de ficar doente e ter que ir para o hospital.

Não atraso a mensalidade do meu plano de saúde nem um dia sequer ...

Bjs.
Elvira
Postado por OpenID evipensieri : 2 de jul de 2008 10:45:00  
Sonia, dói demais ficar sabendo dessas coisas. Eu me pergunto se o Brasil ainda tem algum jeito?

Beijao
Postado por Blogger Georgia : 2 de jul de 2008 15:13:00  
É triste demais essa situação que se encontra nosso país e ainda hoje lendo o noticiário mais uma notícia sobre desvio de verbas.

E pensar que pagamos tantos impostos.

Beijos

Alê
Postado por Blogger Alê : 9 de jul de 2008 20:29:00  

Postar um comentário