quarta-feira, 23 de abril de 2008

Salve Jorge



São Jorge é muito querido tanto pelos fiéis católicos do Rio de Janeiro, quanto pelos fiéis das religiões afro-brasileiras, afinal existe um forte sincretismo religioso neste país, principalmente no estado da Bahia, mas no Rio de Janeiro, também percebo esta mistura de crenças entre muitas pessoas. De tão querido, foi criado há alguns anos o feriado do dia de São Jorge. Imagino que os outros Santos que não foram agraciados com um feriado, estão se sentido prejudicados... (*coisas da política do meu estado... Os comerciantes reclamam pois neste mês de abril já existem muitos feriados).
Brincadeiras e conflitos à parte, gostaria de enumerar para vocês algumas curiosidades sobre São Jorge, conhecido como o Santo Guerreiro, e que foram extraídas daqui:
  1. O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303 em Nicomédia, quando o Imperador Romano Diocleciano mandou degolá-lo por não negar a fé no cristianismo.
  2. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, em Lídia, Israel.
  3. Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu em 1893 São Jorge por São Pedro como padroeiro da Inglaterra. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a Cruz de São Jorge (a bandeira com fundo branco e cruz vermelha, a outra é do Reino Unido)
  4. O Papa Paulo VI em 1963 rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria (na hierarquia católica), mas em 2000 o Papa João Paulo II (que se dizia carioca) o restaurou a relevância do santo que voltou a aparecer nos Missais como Santo Patrono da Inglaterra.
  5. São Jorge ainda é o patrono da Catalunha, da Geórgia, do Líbano e dos palestinos cristãos.
  6. Na Bulgária o dia de São Jorge é comemorado no dia 5 de Maio e é feriado nacional
  7. São Jorge é Ogum nas religiões afro-brasileiras, orixá guerreiro.
  8. O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
  9. As tatuagens com o Santo Guerreiro estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.

A música que segue é uma adaptação da oração para São Jorge. E repetindo a dose, mais Caetano lindo Veloso:



Marcadores: , , , ,

Commentários:
Olá

Quando eue ra pequena me diziam que ele morava na Lua e que se olhasse para ela, veria a imagem dele formada.

Eu rezava olhando para a Lua e pedia ajuda para São Jorge quando precisava de algum milagre.

Ai, quanta pretensão a minha, desejar um milagre, com tanta coisa para aprender, principalmente em relação a fé.

Adoro São Jorge e acho linda as imagens dele.

Obrigada pelas informações a respeito dele que eu sinceramente, desconhecia.

Beijos

Alê
Postado por Anonymous Alessandra : 25 de abr de 2008 11:58:00  

Postar um comentário